OKX

OKX

4.9
0.02% - 0.15%
Criptomoedas Aceites

Sobre a OKX

A OKX, antiga OKEx, é uma corretora de criptoativos, criada em 2017, conhecida pela quantidade de ativos digitais reunidos numa plataforma de interação bastante amigável. Apesar de a exchange ter enfrentado críticas por conta de sua política de KYC (Conheça Seu Cliente), continua entre as maiores do mundo. Além de uma reputação consolidada nesse mercado. Em seu acervo de cryptos a OKX dispõe das principais moedas digitais, como Bitcoin, Ethereum, Litecoin, etc. Assim como de diversos nichos diferentes, por exemplo, game coins, fan tokens e muitos outros.

Highlights

Fundada

Julho de 2017

Número de criptomoedas disponíveis

+350

Métodos de pagamento aceites

+54

Taxa de transações

Maker/Taker 0.1% BNB-25%=0.075%

Reputação

Sede

Cayman Islands; Mahe Island, Seychelles

Plataforma

Plataformas disponíveis

Desktop, Mobile (IOS, Android)

Token nativo

Binance Coin (BNB)

Taxas de retirada

PIX: R$3.50 Sell to Card: 1.9%

Binance Análise

Vantagens

✅ Suporte ao cliente

Uma equipe dedicada e eficiente fornece análises de mercado e suporte 24/7 em diversos idiomas.

✅ Praticidade

Com uma interface amigável aos usuários, a plataforma OKX fornece uma grande quantidade de recursos de modo simples e fácil de usar.

✅ Diversificação

Já que não se deve colocar todos os ovos em uma cesta só, ter uma gama enorme de criptoativos disponíveis facilita o processo de investimentos.

Desvantagens

❌ Regulamentações

Dificilmente a questão de regulamentação que está avançando no mundo todo não afetará o mercado crypto, assim como as corretoras. Por isso, ponto desfavorável à OKX.

❌ Limites de saques

Apesar de ser uma questão de segurança muitos detestam essa limitação para quantidade de retiradas diárias.

❌ Problemas com liquidez

Não é um problema recorrente em todas as moedas, porém os usuários têm reclamado de dificuldades com liquidez. Principalmente, porque isso interrompe a compra e a venda de moedas digitais, podendo atrapalhar a estratégia de investimento do usuário.

Segurança e Regulamentação 📢

4.7

Como é de se esperar, a OKX leva a segurança dos usuários muito a sério, por isso, adota diversas medidas visando a melhor proteção possível.

Entre elas, o armazenamento da maior parte dos fundos em carteiras frias (offline), além de adotar medidas rigorosas, como autenticação de 2 fatores (2FA), etc. Assim como o uso de tecnologia criptográfica de última geração em qualquer das plataformas, seja por navegador web, desktop ou versão mobile. 

Quanto à regulamentação, a corretora está atuando dentro das leis de diversos países ao redor do mundo, incluindo Hong Kong, Gibraltar e Malta. O que configura um fator de segurança da empresa, já que um dos motivos que mais preocupam os investidores de cryptos é a interferência estatal.

Ademais, essa preocupação em atuar dentro dos padrões legais, demonstra o compromisso da OKX com as regras de boas práticas comerciais regulamentadas.

Apesar do sistema de segurança aprimorado que a plataforma apresenta atualmente, algumas falhas já foram exploradas durante um ataque ocorrido em 2019. 

Na época, a OKex (como era chamada) sofreu um ataque que a levou a perder cerca de milhões e milhões de dólares em cryptos. O evento foi tão chocante que até hoje é visto como uma mancha histórica na reputação dessa corretora.

Felizmente, tudo já foi resolvido e as vítimas foram ressarcidas das perdas que tiveram, e a exchange segue mais forte do que nunca. 

Sobre os recursos disponíveis na plataforma, OKX oferece uma série de recursos disponíveis para desktop, navegador web e mobile. Tudo desenvolvido para que a plataforma seja fácil de usar, mesmo com a grande variedade de ferramentas apresentadas. 

Dentre as quais estão gráficos, indicadores técnicos, recursos de negociação automatizada, entre outros. Inclusive, uma API que possibilita aos usuários que eles utilizem suas próprias ferramentas de negociação, aplicando algoritmos ou mesmo criando robôs de trading.

Taxas e Spreads 💵

4.7

Como já é comum entre as gestoras de criptoativos, a OKX também usa o método de taxação que diferencia makers e takers. Isto é, os usuários que ofertam uma compra ou venda de ativos (makers) e os que aderem à proposta disponibilizada no livro de ofertas (takers). 

Dessa forma, a corretora cria uma tabela de taxas para cada um dos grupos. No geral, o primeiro grupo paga menos que o segundo. 

Sendo, inicialmente, a taxa de 0,10% para os takers e 0,08% para os makers

Entretanto, essa cobrança não é fixa, ela pode variar de acordo com o montante de movimentação da conta de cada investidor nos 30 dias anteriores. 

Sendo assim, quanto maior o volume negociado nesse período, menores serão as cobranças da plataforma. Chegando no mínimo a 0,02% para takers e 0,008% para makers.

Outra dúvida muito frequente quando se fala em taxas é: qual o custo para depósitos?

No caso da OKX, a taxa de depósito é zero.

Todavia, podem existir tarifas dependo do método de pagamento adotado. Sendo que quem cobra esse valor não é a corretora, mas sim os gestores do meio de pagamento que for escolhido. Isto é, a empresa do cartão usado na compra ou o banco de onde foi feita a transferência, etc. 

Já na retirada existe a cobrança das famosas gas fees, que se trata do pagamento dos mineradores que validam as transações de criptomoedas. 

Quanto aos spreads, que é a diferença de preços entre o valor de mercado e o que a corretora cobra, a OKX oferece preços competitivos. Ou seja, dentro da margem de valores que as concorrentes também fazem.

Métodos de pagamento 💌

4.7

A exchange OKX trabalha com uma boa variedade de métodos de pagamento, tendo em vista apresentar a opção que mais se adeque aos usuários.

Entre os mais famosos estão o PIX e os grupos de métodos P2P Express, Mercuryo e Banxa

Entretanto, a conveniência por muitas vezes tem um custo elevado, já que cada meio de pagamento pode ter seus próprios custos.

Como o PIX é o único dentre aqueles métodos de pagamento que não precisa de intermediários, a diferença de preços se torna escandalosa. Chegando a assustadores 25% de custos a mais que a primeira opção. 

Por isso, fique atento na hora de escolher o meio de pagamento, pois a perda desse valor todo pode demorar para ser recuperado. 

Isso acontece porque, no caso do P2P Express (dono das maiores cobranças), os depósitos via transferência bancária, PIX ou PiCPay possuem suas taxas de tramitação

Em seguida, o usuário que receberá esse pagamento deverá fazer uma nova transação para a conta do comprador, também pagando pelas respectivas taxas. Além daquilo que ele vai cobrar pelo trabalho de mediar a compra. 

Assim, resultando em descontos sucessivos sobre o valor inicial, que geram um montante de abatimentos bastante sensível. 

Um pouco menos gritante, mas com taxas maiores que PIX, são as opções de pagamento por meio do Banxa e do Mercuryo

O primeiro trabalha apenas com Visa, Mastercard e PIX. O Banxa chega a cobrar em torno de 2,5% do valor depositado

Já o segundo aceita pagamentos com Visa Mastercard, Google Pay e ApplePay. Porém, os descontos do Mercuryo chegam a quase 5% da compra.

Por vezes, os usuários precisam fazer compras de cryptos com certa urgência, mas sem ter dinheiro disponível numa conta bancária para fazer transferência por PIX. 

É nesse momento que entram em campo as outras formas de pagamento, suprindo uma necessidade inadiável; no entanto, gerando gastos bastante elevados. Principalmente para compradores via P2P.

Suporte ao Cliente 🛠️

4.7

O suporte ao cliente da OKX possui uma variedade muito grande de canais de atendimento por várias redes sociais, e-mail, telefone, chat ao vivo, etc.

O objetivo de tantas opções é fazer com que a ajuda esteja sempre disponível, fácil de ser alcançada, além de estar presente em diversos idiomas.

Porém, toda essa facilidade pode abrir uma brecha na segurança, isto é, pessoas se passando por agentes da empresa, para assim aplicarem golpes. 

Por isso, a equipe desenvolvedora pensou em uma solução: uma página no site oficial da empresa, na qual pode-se conferir a veracidade do contato. Tudo em um instante!

OKX veracidade contrato

Depois de se certificar de que não se trata de um farsante, a comunicação pode fluir sem receios. 

Os canais de suporte estão disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana. Isso quer dizer que você pode entrar em contato com o suporte OKX a qualquer instante do seu dia e de qualquer lugar que esteja.

Sobre as avaliações da qualidade dos atendimentos, há uma boa variação na opinião de um cliente para outro. Muitos elogiam a equipe de suporte por serem prestativos e eficientes. Enquanto outros relatam que tiveram um atendimento demorado e que a equipe pouco ajudou. 

Embora haja essa divergência entre avaliações na qualidade do atendimento, o saldo final acaba sendo positivo, em ampla margem. 

O que corrobora com a justificativa da empresa para maus atendimentos: por atuar em todo o planeta, por vezes a demanda de suporte se acumula. Isso pode acontecer em questão de poucas horas, impossibilitando um atendimento pleno e detalhista de tantas pessoas ao mesmo tempo. 

No geral, a empresa se destaca positivamente quanto ao suporte dado aos usuários de seus serviços, do ponto de vista dos próprios clientes. 

Reputação e Confiabilidade 📊

4.7

De modo geral, a reputação da OKX é bastante positiva, do ponto de vista dos usuários, os quais avaliam a corretora com notas quase máximas.

Além disso, a reputação da OKX tem o reconhecimento internacional atestado por diversas premiações que a corretora já recebeu. Uma delas foi a de Exchange de Criptoativos do Ano, em 2019, durante o evento de Malta Blockchain Awards.

Inclusive a revista Forbes já a listou entre as melhores corretoras de criptomoedas do mundo, no ano de 2022.

Alguns dos motivos que a levaram a esse patamar de aceitação são: a plataforma e a responsabilidade com que a empresa lida com as questões de segurança. 

Isso porque a interface amigável facilita muito o uso da grande gama de recursos disponíveis. 

Enquanto que a confiabilidade se mostrou quando a corretora sofreu ataques crackers, perdendo milhões de dólares em Bitcoins, a exchange se responsabilizou pelos prejuízos. 

Assim, com as indenizações feitas aos afetados pelos ataques, a OKX reafirmou a prioridade que a equipe dá aos clientes. E, claro, tratou de corrigir as falhas de segurança utilizadas pelos hackers mal-intencionados. 

Outro incidente que afetou a imagem da OKX foi quando em 2020 os saques ficaram impedidos durante seis semanas. Resultado de algumas complicações com a justiça pelas quais um dos gestores passou na época. Hoje, tudo já foi normalizado. 

Apesar de tantos pontos positivos, vale sempre lembrar que não existe segurança 100% inviolável, seja qual for a área da informática. 

Logo, é sempre recomendável fazer uma boa análise antes de assumir os riscos e decidir em qual plataforma de investimentos fazer aplicações financeiras. E para auxiliar nisso que o Criptomoedas Hoje existe. 

Características Extras ✨

4.7

A plataforma OKX possui uma série de recursos adicionais que visam a facilitação da vida de seus usuários investidores. Alguns desses recursos são:

  • OKX Learn: um ambiente educacional focado em ensinar os usuários a investir lancando mão de todos os recursos de que a plataforma dispõe. Tutoriais em forma de vídeo, guias e artigos informativos, inclusive Webinários para manter a plataforma sempre alimentada com as novidades do crypto market;
  • Ferramentas de análise: diversas ferramentas podem ser acessadas na plataforma da OKX para facilitar na tomada de decisão sobre investimentos. São gráficos de preços, dados históricos, relatórios de tendências e até análises e insights do mercado atual desenvolvidos por profissionais na corretora;
  • Bônus e promoções: como uma forma de incentivar os seus usuários a investirem mais, a OKX costuma criar promoções especiais de tempos em tempos. Algumas das mais comuns são as promoções de boas-vindas e os bônus por indicação da exchange para amigos. 

 

Perguntas Frequentes 📌

O nome surgiu a partir da junção do termo OK (expressão que significa concordância ou aprovação) com a abreviação de exchange. Assim OKX seria algo como a exchange aprovada pelos usuários.

Após a abertura de um cadastro na plataforma da OKX, acessando a opção comprar cripto, na página inicial, é possível selecionar a criptomoeda e a forma de pagamento desejadas e concluir a compra.

A OKX é considerada uma das corretoras mais confiáveis do mundo. Entretanto, todas as decisões de investimentos devem ser uma escolha pessoal, sempre levando em conta os riscos desse mercado volátil.

Thiago Nascimento
Analista Sênior no Banco do Brasil
Imerso no oceano cripto da Blockchain há mais de 8 anos, Thiago Nascimento estuda e analisa NFTs, Tokens, criptomoedas e muitos outros ativos DeFi e GameFi. Desde 2015 atua em um dos maiores bancos do mundo, o Banco do Brasil S.A.(BB), onde já passou pelas áreas de comércio varejista, negócios empresariais, finanças e comex. Atualmente ocupa o cargo de analista sênior na diretoria de operações de câmbio e comércio internacional do BB.