USDC

USDC

USDC

1.00 USD0.00 %

Market stats

Capitalização de Mercado26,824,931,670.26
Volume Negociado1,244,956,481.89
Valor de Mercado26,826,354,588.11
Variação de Preço (1h):0.00%
Variação de Preço (24h):0.00%

Sumário

O preço de USDC (USDC) em dólares USD é de 1.00 com um volume negociado de 1,244,956,481.89. A variação da cotação é de 0.00% nas últimas 24h. O número de criptomoedas oferecidas é de 26,824,931,670.26 USDC (USDC).

Conversor USDC para USD 📌

Gráfico USDC (USDC)

USDC (USDC) Informação Geral

Quanto vale um USDC (USDC) hoje em USD?

O valor da USDC (USDC) hoje em USD é de 1.00.

Qual é o valor máximo que a USDC (USDC) atingiu hoje em USD?

O valor máximo da USDC (USDC) hoje foi de 1.00 USD.

Quanto vale um USDC (USDC) hoje em reais?

O valor da USDC (USDC) hoje em reais é de 4.99.

Qual é o valor máximo que a USDC (USDC) atingiu hoje em reais?

O valor máximo da USDC (USDC) hoje foi de 5.00 reais.

Onde Comprar USD Coin 🍀

Add Your Tooltip Text Here

Tudo sobre USDC

Apesar de o mundo das criptomoedas ser famoso pela alta volatilidade, nesse meio também existe um lugarzinho especial para os investidores de perfil mais conservador.

Nesse sentido, as stablecoins são a classe favorita para aqueles que querem fazer aplicações em cryptos, mas não gostam de correr grandes riscos. Isso porque seus preços possuem lastro baseado em preços de ativos, tais como euro, real, dólar, imóveis, metais preciosos, criptoativos mais consolidados, etc. 

Dentre os ativos digitais estáveis, um dos mais famosos é o USDC (ou USD Coin), que é a moeda tema de hoje.

O que é USD Coin?

USD Coin é uma criptomoeda do tipo stablecoin, a qual tem como base a moeda dólar americano como fundamento de seus preços. Criada em 2018 pelo grupo especialista chamado Centre, a moeda feita para manter a paridade de preços em 1:1 (um dólar para um USDC). 

O que significa que essa crypto utiliza o dólar como parâmetro de preços, em vez de algoritmos, que não conseguem manter uma estabilidade muito eficiente. Visto que as oscilações de preços do dólar não costumam ser grandes, esse trabalho de manter a constância se torna muito mais fácil. 

Além disso, a equipe desenvolvedora criou mecanismos de transparência para tranquilizar seus usuários, focando no ponto fraco da sua maior concorrente, a Tether (USDT). Que seria a transparência quanto às reservas de dólares, as quais seriam as bases de preços também. 

Assim, os recursos para garantir a lisura dos USDC se tornaram as auditorias mensais (executadas por uma empresa terceira) e as verificações públicas.

Dessa forma, a paridade entre a USD Coin e a sua moeda de referência consegue se manter equilibrada de forma mais eficaz.

Outra razão para a USD Coin se destacar foi o fato de que sua criação ter acontecido na ERC-20, rede Ethereum, uma das mais confiáveis. 

E apesar disso, atualmente também opera em outras grandes redes do mercado como a Solana, Stellar, entre outras, tornando-se ainda mais versátil. Já que essa interoperabilidade traz mais utilidades e diversifica os perfis de usuários dela. 

Além desses benefícios, a USDC pode ser uma ótima opção para investidores de países de moedas com pouco poder de compra. Pois podem ser adquiridas diretamente na Internet, sem passar por taxações estatais (câmbio, por exemplo), mantendo ainda a mesma força do dólar.

Como funciona a mineração de USD Coin?

As USDC não pode ser minerada. 

Em vez do processo clássico de mineração em que o usuário minerador utiliza seu equipamento para a criação de novas criptomoedas, USD Coin usa tokenização.

Ou seja, por meio do processo da representação de algo do mundo real em forma de token no meio virtual. No caso, transformando reservas de dólares em ativos digitais do tipo USDC.

Assim, a cunhagem de novos tokens não acontece apenas por meios informáticos, mas sim de forma principalmente administrativa. Fazendo com que, ao mesmo tempo que surge uma nova USD Coin, seja acrescentado mais um dólar às reservas da administradora dos tokens. 

Como é definido o valor da USD Coin?

USD Coin, assim como toda stablecoin, tem o seu valor definido a partir de algum outro ativo ao qual é vinculado. Como o próprio nome dela sugere, o seu preço está sempre atrelado ao US Dollar na razão de 1:1, cada USDC vale um dólar.

Da mesma maneira que outras cryptos do mesmo tipo tem seus valores espelhados em outros ativos digitais ou físicos. 

O que significa que, dependendo dos seus criadores, stablecoins podem usar como base de preços qualquer coisa do mercado de ativos internacional. Por exemplo, ouro, moedas fiduciárias (como real, euro, dólar, etc) e até outras criptomoedas.

Thiago Nascimento
Analista Sênior no Banco do Brasil
Imerso no oceano cripto da Blockchain há mais de 8 anos, Thiago Nascimento estuda e analisa NFTs, Tokens, criptomoedas e muitos outros ativos DeFi e GameFi. Desde 2015 atua em um dos maiores bancos do mundo, o Banco do Brasil S.A.(BB), onde já passou pelas áreas de comércio varejista, negócios empresariais, finanças e comex. Atualmente ocupa o cargo de analista sênior na diretoria de operações de câmbio e comércio internacional do BB.

Vantagens e desvantagens do Unus Sed Leo

Vantagens

✅ Liquidez

A facilidade de transformar USDC em dinheiro é uma das maiores vantagens dela, ainda mais por ser possível fazer isso em várias plataformas diferentes.

✅ Interoperabilidade

Além de ser compatível com qualquer rede criada na ERC-20, mais e mais redes estão adicionando suporte para USDC. Como as gigantes Polkadot, Solana, Polygon, etc.

✅ Estabilidade

É muito boa a tranquilidade de passar dias sem conferir preços com medo de que suas moedas se desvalorizem de uma vez só. Porém, isso é uma faca de dois gumes, logo mais vamos explicar o porquê.

Desvantagens

❌ Estaticidade

ao mesmo tempo que os preços da USDC dificilmente caem (trazendo mais segurança), eles também dificilmente sobem. Impedindo os maravilhosos booms de valorização do crypto market.

❌ Taxas de Gas

Como os USD Coin circulam na rede da Ethereum, os custos em Gas das transações podem ficar altos dependendo do nível de congestionamento.

Perguntas Frequentes 📌

USD Coin é uma stablecoin lastreada em dólar, na proporção de 1 para 1. Originalmente nativa da rede Ethereum, hoje é compatível com diversas outras redes, o que facilita transações entre elas.

A sigla USDC, que significa United States Dollar Coin, diz muito sobre o que a crypto é. Ou seja, a versão token do próprio dólar norte-americano. Isso é tão real que até nos preços eles são equiparados.

Por ser a segunda maior stablecoin do mundo, a USDC é facilmente encontrada em qualquer corretora de criptoativos. Por exemplo, Binance, MEXC, Mercado Bitcoin, OKX. Praticamente a que você preferir.

Criptomoedas Relacionadas

ADA

0.4914133113843640 USD

ETH

2,274.43 USD

XLM

0.1091687946574470 USD

EOS

0.6888304517213376 USD

DASH

26.67 USD

TRX

0.1129505195133296 USD

📍Alerta: Todas as informações disponibilizadas no site não são conselhos para investimentos, ou aconselhamento financeiro e comercial. Você não deve tratar o site como um conselheiro financeiro. O site não recomenda nada, nem mesmo compra de criptomoedas, vendas ou algo relacionado. Todo o processo de investimento deve ser feito por conta própria, de preferência com ajuda de um consultor financeiro antes de iniciar.